sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Dicas para estudar para o Enem sozinho


          Fazer simulados em cursinhos populares, assistir a aulas na internet e resolver provas antigas são algumas das sugestões dos estudantes que entraram na faculdade sem ajuda extra. Alguns preferem o desafio de estudar por conta, outros acham que é um modo de se tornarem mais autoconfiantes, e muitos simplesmente não podem pagar pelas altas mensalidades que os cursinhos cobram. De qualquer forma, todos estes fazem parte do restrito grupo de alunos que ingressou no vestibular sem fazer um cursinho preparatório.

       Embora a proposta possa parecer desanimadora de início, está longe de ser uma missão impossível.
Para o coordenador pedagógico do Cursinho da Poli, Elias Feitosa, o fundamental é que o aluno se sinta motivado. “Quanto mais motivado for o aluno, ou seja, quanto mais vontade ele tiver de ingressar em um curso, mais facilmente terá disciplina e organização para as longas horas de estudo que o vestibular exige”, diz.
Foi por isso que eu separei algumas dicas pra você, que como eu, decidiu esutdar por conta própria:


1º- Antes de começar os estudos, prepare um lugar quieto e organizado, é importante deixar a área organizada.

2º- Deixe os aparelhos eletrônicos como celulares, computadores, ipods, ipads, tablets e etc. longe de você para evitar distração.

3º- Caso algum assunto não esteja muito claro, a internet é sempre um bom recurso. É possível, inclusive, assistir aulas de professores de cursinhos no Youtube.

4º- Se ainda estiver na escola, aproveite ao máximo seus professores do colégio para tirar dúvidas.

5-º Descanso é fundamental. Estudar sozinho por muitas horas é ainda mais estressante, portanto, o tempo de descanso não pode ser desprezado. a cada uma hora descanse 10 minutos para ir ao banheiro, comer algo ou beber água.

6º- Leia bem o edital das provas que vai fazer. Além de conhecer melhor o tipo de teste e as suas exigências, conhecer bem a prova deixa você mais seguro.  

7º-Organize seu tempo. isso significa que o estudante deverá fazer um cronograma das matérias, dos dias e horários em que serão estudadas cada uma detalhadamente. Saber a hora em que vai iniciar os estudos e hora em que vai parar é de fundamental importância. Pode acontecer de um dia a pessoa querer estudar mais do que o previsto, isso pode não ser bom, pois o cérebro também cansa e precisa de descanso.

8º- Estude com colegas. Mesmo quem estuda sozinho é bom procurar amigos que também estejam estudando de forma comprometida, pois assim será uma oportunidade de trocas de experiências. Outra coisa que vocês podem combinar é de um ensinar um ao outro alguma matéria, pois quando ensinamos montamos uma linha de raciocínio e aí aprendemos mais ainda sobre aquele assunto 

9º-Leia e veka jornais. Não deixe de ler coisas paralelas como jornais e revistas de grande circulação, pois a prova do Enem é bastante contextualizada, principalmente a redação. A leitura de materiais paralelos com certeza lhe ajudarão em muitas questões. Ser uma pessoa informada do atual contexto sociopolítico-econômico fará uma grande diferença 

10º-Só aprende escrever redação escrevendo, então não deixe para fazer redação apenas no dia da prova, isso poderá ser ruim. Veja os temas propostos nas edições anteriores e faça também a sua redação. Além disso você criar redações com temas atuais de 2014, quem sabe você acaba fazendo uma redação com o mesmo tema 

       Aproveite seu tempo para estudar e que o não fazer cursinho não seja desculpa para você, pois como vimos há possibilidade sim de fazer uma boa prova mesmo estudando sozinho, aposto que você conhece muitas pessoas que conseguiram  

2 comentários:

  1. ótimas dicas!
    www.maquiandopalavras.com

    ResponderExcluir
  2. Puxa, estudar sozinho requer muita força de vontade, mas é muito bom! Adorei o post!
    Beijinhos

    Dani
    http://chabiscoitoseumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir