quinta-feira, 3 de julho de 2014

O nome do vento- As cronicas do matador do rei:primeiro dia

Autor: Patrick Rothfuss
Editora: sextante
Páginas: 650
Ano:2009
Pontuação:  ♥ ♥  ♥ 
Sinopse:
          Ninguém sabe ao certo quem é o herói ou o vilão 
desse livro. Na realidade, essas duas figuras se concentram em Kote( ou kvothe) um homem enigmático que se esconde sob a identidade de proprietário da hospedaria Marco do Percurso. Da infância numa trupe de artistas itinerantes, passando pelos anos vividos numa cidade hostil e pelo esforço para ingressar na escola de magia, O Nome do Vento acompanha a trajetória de Kote e as duas forças que movem sua vida: o desejo de aprender o mistério por trás da arte de nomear as coisas e a necessidade de reunir informações sobre o Chandriano? Os lendários demônios que assassinaram sua família no passado.
             Quando esses seres do mal reaparecem na cidade, um cronista suspeita de que o misterioso Kote seja o personagem principal de diversas histórias que rondam a região e decide aproximar-se dele para descobrir a verdade. Pouco a pouco, a história de Kote vai sendo revelada, assim como sua multifacetada personalidade? Notório mago, esmerado ladrão, amante viril, herói salvador, músico magistral, assassino infame.
         Nesta narrativa, o leitor é transportado para um mundo fantástico, repleto de mitos e seres fabulosos, heróis e vilões, ladrões e trovadores, amor e ódio, paixão e vingança. Mais do que a trama bem construída e os personagens cativantes. O que torna O Nome do Vento uma obra tão especial é o fato do livro prender o leitor de jeito, como me prendeu, demorei algum tempo para ler, mas indico a todos, pois amei esse livro, a história, os personagens. Mas também notei uma coisinha que não gostei como, por exemplo, quando o leitor enrola e demora muitos capítulos pra acontecer um fato.
                    Tudo começa na hospedaria marco do percurso, uma simples hospedaria, um simples hospedeiro, mas o que ninguém sabe é que o dono da hospedaria tem uma história cheia de aventuras inimagináveis,tristes, alegres e dolorosas. Até aí tudo bem, mas um cronista resolve viajar até Kvothe, o dono da hospedaria, para saber e relatar a história dele e o hospedeiro aceita contar a história. ele narra a história em três dias pro cronista( cada livro da série é um dia que kvothe conta a história) e nesse primeiro dia ele narra o começo da sua história quando ele era apenas uma criança de 10 a 12 anos.
                    Ele conta que fazia parte de uma grupo de artistas que atuavam,cantavam e faziam coisas típicas de circo. Até que um dia, em uma viagem, uma pedra grande no caminho atrapalhou a passagem da sua trupe. Resolvendo parar e acampar até que a pedra seja removida, kvothe vai dar uma volta na mata e, ao voltar encontra seus pais e o resto da trupe morta, triste e desolado ao ver todos mortos ele foge pra mata, depois de umas horas ele volta ao local e encontra os assassinos, depois de alguns instantes de conversa eles vão embora deixando em kvothe um desejo de vingança.
                  Kvothe não tinha onde ir, passou vários meses sobrevivendo na mata até que resolve ir pra Tarbean, uma cidade grande, lá ele mendiga por 3 anos quando vai seguir um antigo sonho dele, ir pra universidade com o objetivo de aprender a nomear as coisas e saber mais sobre u o chandriano, grupo que matou seus pais. A maior parte do livro se passa na universidade,nesse tempo ele faz amigos, reencontra a garota com quem viajou até a universidade, faz amizade e inimizade com professores e alunos, vai atrás de informações do chandriano, luta com inimigos.
                   o que distingue O Nome do Vento de outras centenas de livros de fantasia é justamente a abordagem diferente dada pelo autor ao texto. Aqui, temos uma obra de Alta Fantasia, porém, mais dedicada à descrição da essência dos personagens, e suas aflições e desafios, que em aspectos geográficos; como é de se esperar em publicações do gênero. Assim, é mais importante tratar da formação do personagem como um ser lendário e cercado de mistérios, que descrever quantas janelas tem o castelo, ou folhas tem no bosque. Não digo que o ambiente seja inteiramente relegado, de forma alguma. Mas é apresentado na medida certa para que o leitor forme sua própria imagem mental dele. 
                   só no primeiro livro você já quer mais, se eu for resumir toda sua história  estaria escrevendo por semanas hehe, se você está enjoado dos típicos romances, indico esse livro que tem pitadas de romance com aventura.    

6 comentários:

  1. Amiga, já li este livro e amei o Patrick escreveu um ótimo livro de verdade! Espero que você goste! Beijios!!


    http://bloglaryssamarques.blogspot.com.br/2014/07/porque-tantas-mudancas.html

    ResponderExcluir
  2. Oi
    Uma vez peguei esse livro emprestado mais acabei desistindo de ler, não sei se foi porque na época eu estava em provas por isso não gostei. Quem sabe eu de uma chance de novo para ele.
    Estou seguindo seu blog.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Esse livro parece ser muito boom *-*

    maisumleitor.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. adorei a dica/resenha realmente esse livro é interessante, mas confesso que não me prendi muito só com a sinopse :/
    Mas adorei seu blog, os post são super bem feitos Parabéns
    Obs: Seguindo, retribui ??
    http://expressofelicidade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Aaah eu quero esse livro *-*

    maisumleitor.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  6. oii amei seu blog flor
    http://strawberryboomb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir