segunda-feira, 7 de abril de 2014

Boneco de neve


Autor: Jo Nesbo
Ano: 2013
Páginas: 420
Editora: Record
Pontuação: ♥ ♥ ♥  

  "No dia da primeira neve do ano, na fria cidade de Oslo, o inspetor Harry Hole se depara com um psicopata cruel, que cria suas próprias regras;  O terror se espalha pela cidade, pois um boneco de neve no jardim pode ser um aviso de que haverá uma próxima vítima. No caso mais desafiador da sua carreira, Hole se envolve em uma trama complexa e mortal, com final surpreendente."

         Boneco de Neve é o sétimo livro da série do inspetor Harry Hole. Aqui no Brasil, segundo minhas pesquisas, a Record lançou desde o volume 3 da série do inspetor.O livro começa quando Harry recebe uma carta muito estranha de uma pessoa que se intitula “Boneco de Neve" . Depois disso estranhos desaparecimentos começam a ocorrer todas as vítimas são mulheres casadas e com filhos. O primeiro desaparecimento foi de uma mulher, Birte Becker, chega em casa e avista um boneco de neve estranho, com boca e olhos feitos de pedrinhas, e virado para a casa. Ela entra e elogia o marido e o filho pelo boneco de neve que eles fizeram, mas descobre que nenhum deles fizeram o boneco. A partir daí, o marido de Birte, Filip Becker, viaja a negócios. Ela recebe uma ligação de uma clinica que consultava pedindo para se encontrar com ela, mas no encontro ela desaparece e o sequestrador coloca o cachecol e o celular dela no boneco de neve.
          Depois desse desaparecimento, que era um dos vários que estavam acontecendo, o Inspetor e detetive da delegacia de homicídios, Junto com a sua equipe e a novata Katrine Bratt, partem Investigando os assassinatos.Além da perseguição, nós acompanhamos também o relacionamento fracassado de Harry com a ex-namorada Rakel, que tem um filho, Oleg, muito apegado a Harry. Ela agora tem um novo namorado, mas não consegue esquecê-lo. E nem Harry a ela. O livro é narrado por vários pontos de vista. Vários mesmo. Há muita narração do Harry, mas nós passeamos pela cabeça de vários personagens: os policiais – e a única que é realmente interessante é a Katrine; as vítimas (aí sim é bacana, mas algumas parece só enrolação) e das pessoas que Harry conhece, como Rakel e seu filho Oleg. O assassinato que eu mais achei legal foi de Sylvia Orttensen, uma das mulheres desaparecidas,ele a encontra na floresta decapitada, ele encontra só a cabeça dela, mas a cabela estava no corpo de um boneco de neve feito.
          Observando cenas dos crimes e pistas ele chega mais perto dos suspeitos. Ele descobre que todas as pistas o levam ao médico Idar Ventlensen. Mas tempos depois o médico é encontrado morto em um bar. Os policiais acharam que era suicídio pelo modo como ele estava segurando a siringa. Deram o caso como encerrado, mas outra mulher desaparece. Ao desenrolar do livro Harry suspeita de várias pessoas mas nunca consegue encerrar o caso. Mas ao ver o corpo decapitado de silvya orttensem no laboratoório (obs: eles não conseguiram achar o corpo na floresta, só a cabeça) ele passa a desconfiar de alguem que trabalhava naquele lugar e imediatamente, graças a sua boa memória vai atras do boneco de neve, mas muitas armadilhas e dificuldades acontecem até que ele consegue prender o assassino.
         A trama é dividida em partes, e faz com que o leitor precise ficar atento aos detalhes escondidos em cada capítulo para descobrir quem é o culpado. Até mesmo um simples documentário sobre a vida animal contêm pistas importantíssimas para o caso. Dentro dessas partes, temos capítulos curtos que inicialmente alternam a data e os personagens. Temos Sara Kvinesland em 5 de novembro de 1980, temos o ano de 1992 e o arrogante inspetor Gert Rafto até o ano de 2004, que é o ano em que acompanhamos o caso com Harry.
        Os detalhes dos assassinatos são bem descritos e o modo como o autor entrelaçou os casos e o assassino foi genial. A escrita do autor é envolvente e viciante. O modo como ele espalha as pistas nos capítulos, a linguagem fácil e fluida e o toque de insanidade que cada personagem possui, faz com que o leitor fique atento do começo ao fim da leitura.

        Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um ótimo trabalho. Existem alguns errinhos de digitação, mas nada que atrapalhasse a leitura. A capa é simples, mas relaciona-se com uma característica peculiar encontrada em cada cena do crime: o boneco de neve. 
        Não achei o livro perfeito, confesso que deixou muito a desejar, na leitura, teve momentos em que deu vontade de dormir, as descrições são muito detalhadas, isso é bom, mas você começa a enjoar. O medo em que descrevem na capa não surge muito, esperei medo, mas medo mesmo só em alguns momentos, mas da metade pra frente o livro começa a melhorar porque você começa a entender as ligações entre todas as vítimas e até você achar o suspeito, sugiro que leiam também, eu gostei de várias partes mas confesso que esperei mais do livro.                

2 comentários:

  1. esse livro ta vendendo a bessa aqui na Noruega! :)

    ResponderExcluir
  2. Em ler sua resenha fiquei com vontade de ler e com um pouco de receio ao mesmo tempo. http://futilversosutil.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir